IRRITADO

O SOCIALISMO É A FILOSOFIA DO FRACASSO, A CRENÇA NA IGNORÂNCIA, A PREGAÇÃO DA INVEJA. SEU DEFEITO INERENTE É A DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DA MISÉRIA. Winston Churchill


António Borges de Carvalho

  • AUTOFAGIA

    Como já foi dito neste blog, o 5 de Outubro, se houvesse vergonha política e seriedade histórica, não seria objecto de comemorações. Uma golpada que acabaria por lançar o país, primeiro, na mais miserável bagunça  e, a seguir, em 48 anos de ditudura, não é coisa que se comemore, antes que se assinale como desgraça.… Continue reading

  • DA VERDADEIRA OPOSIÇÃO

      Ele há várias oposições ao governo: as que contam e as que não contam, isto é, aquelas com que o governo se deve preocupar e aquelas com as quais não vale a pena perder tempo. Nestas, como é evidente, agigantam-se o PC e o BE. Senhores de fácil paleio, apresentam, com ligeiros cambiantes, a… Continue reading

  • 5 DE OUTUBRO

      Há oitocentos e não sei quantos anos, o nosso 5 de Outubro ficou marcado pelo tratado de Zamora, documento em que, finalmente, o poderoso vizinho castelhano reconhecia a existência da Nação portuguesa e se deixava, para já, de pretensões sobre o que tão duramente vinha correspondendo às aspirações de um povo que não aceitava… Continue reading

  • ALHADAS

      Fosse qual fosse a receita adoptada pelo governo, o coro de protestos e de críticas seria o mesmo. Por isso, de nada valem as moções de censura, as manifestações, as greves. Tanto faz ir lá de uma forma como de outra. É o que não pode deixar de ser, sob pena de, em vez… Continue reading

  • DUAS TRISTEZAS

    Um rapaz de trinta anos, professor de filosofia, desempregado, mas não “resignado” disse a um jornal o que andava a fazer para ultrapassar a situação. Assim: – Participa em todos os protestos, dos professores e dos outros; – Participa nas vigílias de protesto dos sindicatos; – Participa nas vigílias da Plataforma pela Educação; – Foi… Continue reading

  • QUEIXINHAS

    O oco anda muito ofendido com o Passos Coelho. Na sua opinião, o PM devia ter-lhe dado as mais rasgadas explicações sobre as propostas que ia levar a Bruxelas. À primeira vista tem razão. Só que: – Sendo as medidas destinadas a integrar o orçamento 2013, e tendo o oco, sem nada conhecer, anunciado solenemente,… Continue reading

  • OS INSTALADOS

      Há três dias que mais de cem mil pessoas, depois de enormes transtornos, nervos, cansaço, stress, chegam tarde ao trabalho. Pessoas que precisam de trabalhar, que temem perder o emprego, que trabalharão mais e melhor para tentar que as sua empresas ultrapassem a borrasca e não vão à falência, que os seus empregos não… Continue reading

  • ANDAR PARA TRÁS

    O Carlos, ciente da oportunidade, tratou de cavalgar a onda. Como nos tempos do camarada Cunhal, arranjou maneira de reunir sob a sua batuta os “trabalhadores”, os “patriotas”, “os católicos”, os “portugueses sem partido”, os “democratas”, etc.. Todos “unidos”, “o povo unido jamais será vencido”, bla, bla, bla. A confessa intenção, com Cunhal, era evitar… Continue reading

  • PENSAR DUAS VEZES

      Prepara-se afanosamente mais um surto de manifestações e greves. Embora grande parte dos intervevenientes sejam os mesmos, há diferenças de fundo entre umas e outras. As manifestações, coisa em que o Carlos andava por baixo, já se contentando com uns comandos locais a chatear aqui e ali, vão ter outra gente que não as… Continue reading

  • A EDP, A GALP E O CUI

      Uma hitorieta verdadeira. Um cidadão recebe uma propaganda a dizer que a EDP passou a vender também gás natural. Como está a precisar de ligar o gás num sítio onde já tem electricidade, vai à EDP. Após disciplinada permanência numa longa bicha, um fulano pede-lhe o número de contribuinte. Três segundos depois, o fulano… Continue reading

  • A COISA ESTÁ FEIA

      Parece que a ministra da justiça, a propósito das buscas em casa de uns ex- membros do tenebroso governo socialista, disse que a impunidade tinha acabado. Das profundezas das alfurjas do socialismo dito democrático, vários membros da organização que dá pelo nome de PS vieram proclamar a sua indignação. Como se o fim da… Continue reading

  • BLÁ BLÁ   Se não fosse triste, esta dava para rir. Uma alta funcionária da UE e ex-ministra socialista, dona Rodrigues, clama que “Há Outra Solução!”. Óptimo! Vejamos a tal solução, sic: – aumentar a capacidade de exportação, mas sem liquidar o consumo interno – reforçar a competitividade, com base nos recursos humanos e não… Continue reading

  • SEM SAÍDA?

      A Alemanha andou à nora para absorver a RDA e fazê-la recuperar da desgraçada situação em que o comunismo a tinha deixado. Não havia dinheiro que chegasse. Os défices do Estado cresciam, chegando a ultrapassar os 3% do pacto de estabilidade que estava nos tratados. Daí, a Alemanha baixou os salários, o IRC, tomou… Continue reading

  • FORMIDÁVEL!

    Ele há coisas que deixam uma pessoa de boca aberta. Anos atrás, sendo o inacreditável Mário Soares primeiro-ministro, o General Eanes, sedento de poder e, se calhar, cheio das boas intenções de que o inferno está cheio, tratou de arranjar os chamados “governos de inicitiva presidencial”. Foram três seguidos, todos igualmente abstrusos. O General deitou… Continue reading

  • ASNEIRAS

    Há muitos anos, um dos clássicos eco-gurus da nossa praça dizia – e eu, jovem e ingénuo, concordava! – que, na Avenida da Liberdade, o trânsito automóvel e a construção de imóveis mais altos que os que lá estavam provocariam, por poluição e falta de sol, a morte de todas as árvores e a atrofia… Continue reading

  • A VERDADE É UMA CHATICE

      Aqui há uns tempos, a nacional inteligestsia de esquerda embandeirou em arco com a vinda a Portugal de um tal Krugman. Parece que o fulano é um insgne professor de economia, que até ganhou um Nobel e que, como é óbvio, não pode deixar de ser de esquerda. Aliás, parece que tem dado largas… Continue reading

  • A BARULHEIRA

      Magna manifestação! Parabéns aos que não fizeram desacatos. Parabéns à polícia que se aguentou em São Bento, ainda que atacada à pedrada, à garrafada, etc.   E agora? Agora, os juros sobem. Já subiram. Agora, ninguém sabe se a próxima fatia virá ou não. Agora, lá se vão os elogios internacionais ao governo e… Continue reading

  • NÃO HÁ SOLUÇÃO   O IRRITADO não faz a menor ideia do que se está a passar a estas horas nas ruas de Lisboa e de mais não sei quantos sítios. Podem andar por lá aos gritos milhões de gregos, perdão, de pessoas, expandindo a sua justa indignação por causa da baixa de 8%, diz-se,… Continue reading

  • DIFERENÇAS

      Já alguém pensou no que seria o discurso do Passos Coelho se fosse feito pelo Pinto de Sousa? O IRRITADO esclarece como seria:   “Portuguesas e portugueses! O meu governo acaba de tomar algumas decisões que não só proporcionarão um exponencial crescimento económico como provocarão a mais importante taxa de criação de emprego do século XXI.… Continue reading

  • PERGUNTINHAS

      Em patético estertor, uma ingente multidão vem ocupando as nossas leituras, visões e audições, com a condenação de seja o que for que toque na fímbria das vestes da RTP. A coisa percebe-se da parte dos jerónimos e dos louças. Percebe-se também das bandas dos seguros, seus primos, pouco ortodoxos mas primos, misturados com… Continue reading