IRRITADO

O SOCIALISMO É A FILOSOFIA DO FRACASSO, A CRENÇA NA IGNORÂNCIA, A PREGAÇÃO DA INVEJA. SEU DEFEITO INERENTE É A DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DA MISÉRIA. Winston Churchill


António Borges de Carvalho

  • AINDA O 5 DE OUTUBRO

      Era costume, mais ou menos “tradicional”, aparecer na Praça do Município um magote de umas cem pessoas  para glorificar a pífia cerimónia de comemoração do “5 de Outubro”. Os jornais dedicavam ao pagode ali reunido meia dúzia de linhas, dando ao tal magote o relevo que merecia. Este ano, a coisa foi diferente. Em… Continue reading

  • FIGURÕES

    A República foi feita por figurões e vive de figurões. Veja-se o que foi dito pelo respectivo Presidente e pelo da CML. Cavaco fez um discurso que caberia no palavreado do grão-mestre do GOL, do semi-chefe do BE ou até do camarada Jerónimo, se fosse PR, para não falar de qualquer jacobino mais ou menos… Continue reading

  • CARTA A MACHETE

      Caro Rui Machete   A nossa geração viveu toda a juventude sob a mordaça e a “modéstia” de um regime ditatorial. De uma forma ou de outra, muitos de nós não acreditavam naquilo, ou já não acreditavam naquilo, ou faziam os possíveis por acabar com aquilo. A nossa geração foi causticada pelas guerras do… Continue reading

  • A COLINA DE SANTANA

      Ninguém poderá dizer que o IRRITADO alguma vez simpatizou com o Costa, ou com a sua “coligação” com a dona Helena e com o tenebroso Fernandes, assim como com o Soares (João) a sua coligação social/comunista. No entanto, o seu a seu dono. No tempo do Soares, o IRRITADO apoiou a ideia do elevador… Continue reading

  • INDECÊNCIA

      Se quiserem ser inteligentes assobiam para o ar, frase altamente filosófica pronunciada , como sentença final, por esse luminar da política portuguesa que se chama António Capucho. Aquele do mamarracho do Estoril Sol, lembram-se? Conclua-se, a contrario sensu, que quem não assobiar para o ar é estúpido, pelo menos na subida opinião de tão… Continue reading

  • COISA CURIOSA

    Ontem, o mundo inteiro foi inquietado com a notícia do fecho do governo dos Estados Unidos da América. Toda a gente sabe que isto pode desencadear uma hecatombe mundial. Parece que o Partido Republicano de lá é como o PS cá do sítio: não concorda com nada, não tem noção do interesse geral, não se… Continue reading

  • INGLESADAS

    O IRRITADO  pede desculpa por voltar à peregrina história do inglês. É que, por um lado, os chamados professores fizeram saber que, para ensinar inglês no primeiro ciclo, é preciso contratar pelo menos mais dois mil profissionais devidamente formados. Dizem que, para o efeito, é indispensável ter “habilitações”, bem como “experiência profissional com crianças de… Continue reading

  • ELEIÇÕESINHAS

      Ontem, vista a manchete do jornal privado chamado “Público” (PS 36%, PSD 31%), e olhados os “casos” das eleições autárquicas, o IRRITADO produziu um post a que deu o nome de “eleiçõesecas”. À noite, o inigualável storyteller Rodrigues dos Santos anunciava a hecatombe: PS 36%, PSD 16%. Resultado: o IRRITADO foi a correr ao… Continue reading

  • ALGUÉM NÃO ESTÁ BOM DA CABEÇA

    Há, por esse mundo fora, provenientes da mão do homem, um sem número de belezas à beira mar. Estou a lembrar-me de inúmeras aldeias italianas, de tantas ilhas gregas, de Cascais, das Azenhas do mar, meros exemplos do que se pode fazer de esteticamente enriquecedor à beira mar. É claro que também há os clandestinos… Continue reading

  • DIÁLOGO LABORAL

      O patrão: – Ó Silva, tu fazes esticadores para os colarinhos. Ora, como sabes, os esticadores deixaram de se vender porque os camiseiros metem umas entretelas que os substituem. O Silva: – E o que tenho eu a ver com isso? O patrão: –  Não estás a ver o filme? Se não se vendem… Continue reading

  • GRANDE ENRASCADA

    No Verão, houve uma série de boas notícias. De repente, as boas notícias deixaram de estar “a dar”, substuídas que foram por outras, essas más, que muita alegria têm dado ao PC, ao BE e ao seu actual congénere, o PS do oco. Motivos para a alta dos juros? É preciso realizar que os tão… Continue reading

  • OS PÉS PELAS MÃOS

      À excepção da intolerável Catarina, ainda ninguém conseguiu perceber nada da confusão que o Crato arranjou com a história do inglês na primária. A rapariga descobriu que tudo não passou de manobra eleitoralista: o homem dizia que ia deixar de haver inglês, punha tudo à bulha, depois voltava atrás, como voltou, para dar um… Continue reading

  • PRESIDENTE

      “Cavaco já não é o presidente de todos os portugueses”, afirmou Jerónimo, preclaro dirigente do PC. Tem toda a razão. O “já” é que está a mais. Cavaco, como os outros antes dele, não é, nem nunca foi, presidente de português algum. Estes tipos que adoram a Constituição como Corão dos fundamentalistas do socialismo,… Continue reading

  • ONDE ESTÁ O PROBLEMA?

      O afã jornalístico à volta das eleições autárquicas, talvez por causa do fundamentalismo bacoco da chamada Comissão Nacional de Eleições, é, desta feita, muito mais intenso que habitualmente. Muito bem. Ontem, o DN “ouviu” um leque de distintas personalidades, costumeiras mas, em geral, sérias e supostamente sabedoras, sobre o poder autárquico e os seus… Continue reading

  • BRUXAS

    Vimos assitindo, nos jornais, às mais rebuscadas “investigações” sobre a qualidade dessa infrutescência da democracia que se chama poder autárquico, coisa burocrática, gastadora e antipática. Há várias listas das tropelias contabilístico/judiciais dos municípios. Outras sobre os inúmeros presidentes de câmara acusados, condenados, absolvidos (normalmente por falta de provas), presos, indiciados das mais extrordinárias traficâncias, empregadores… Continue reading

  • UM GÉNIO

    Seguro I, o oco teve uma ideia. Fantástico! Não é certo, antes mais que incerto, que o governo consiga passar para 4,5% a meta do défice de 2014. Que anuncia o oco? Que vai à troica exigir que passe para 5%. Grande estratega. Se o governo nada conseguir, falhou redondamente, e por culpa própria, como… Continue reading

  • VIAGENS E SANDUICHES

      Um dos comentadores políticos, ou políticos comentadores cá do burgo queixou-se amargamente da forma como foi tratado num avião da TAP pelas meninas e rapazolas que pululavam a poderosa máquina num voo qualquer: é que se recusaram a servir comidinha aos passageiros, incluindo o nosso homem. Este tão importante acontecimento tem duas vertentes a… Continue reading

  • O PRIMERIO ARTIGO

      Já que tanto se tem falado da Constituição, ocorreu ao IRRITADO lembrar um capítulo de um livro (O Presidente de Nenhum Português, Europa-América, 2001) que há anos publicou e ao qual, hoje, pouco ou nada teria a acrescentar.   III   O PRIMEIRO ARTIGO     (República Portuguesa) Portugal é uma República soberana, baseada… Continue reading

  • PM/TC

    Tem meio mundo, à esquerda e à direita, andado a criticar o PM por causa das suas opiniões sobre o Tribunal Constitucional. Que disse o homem, que tanta tinta e tanta lábia tem feito gastar? Basicamente três coisas: a) que o TC fez uma apreciação restritiva das normas constitucionais; b) que teve falta de bom… Continue reading

  • UMA PERGUNTINHA

      É sabido que os sindicatos têm cada vez menos sócios. Não é sabido quantos ou quais deles representam, sequer, a maioria dos profissionais de uma determinada arte. É sabido que actuam como se representassem todos, dos que são sócios e aos que nem querem ouvir falar neles. Abuso? Com certeza. Tolerado? É evidente. Quem… Continue reading