António Borges de Carvalho
-
ANEDOTA DE MAU GOSTO
História velha: um tipo cai de um segundo andar. Fica esparramado no passeio, todo partido. Uma pequena multidão junta-se à sua volta. Alguém pergunta: “dói-lhe muito?”. O homem responde: “dói, dói, principalmente quando me rio”. Os serviços de saúde, sobre a assistência a idosos, dizem: “temos muitas quedas de idosos, em especial nos… Continue reading
-
JANUARADAS
Em mais uma das suas habituais quão primitivas palinódias, o demagogo canónico Januário pôs, finalmente, o rabo de fora. Começando por dizer “não sou político”, prova a seguir que outra coisa não é. Político, politicão que, a coberto da sotaina, se dedica exclusivamente à diatribe. Com que fim? Diz ele: “isto (Portugal!) não é… Continue reading
-
UM JORNAL MUITO “SENSÍVEL”
O jornal socialista do amigo Oliveira, antigo órgão oficioso da ditadura e, pós 25, porta voz de eleição do PC, ficou ofendidíssimo com a utilização de primeiras páginas suas, com mais de trinta anos, na capa de um livro que, segundo se diz, faz a história dos “saneamentos” “democráticos” levados a cabo pelos bolchevistas… Continue reading
-
UMA DESGRAÇA DE CALÇAS
Antigamente, quando as asneiras eram feitas por mulheres, dizia-se que eram “asneiras de saias”. Com o andar dos tempos, a asserção deixou de fazer sentido, já que o belo sexo passou a andar de calças. É o caso da segunda figura do Estado, a nossa preclara Presidente do Parlamento, Srª Drª Esteves. A seguir,… Continue reading
-
UMA JOGADA DE MESTRE
Os rapazes de leiloeira retiraram os mirós, apesar de já ter sido decidido que não havia impedimento judicial. Que quer isto dizer? Que acham que a nacional piolheira não é de confiança? Nem pensar, isso é o que dizem, não o que pensam. Não é preciso ser adepto da teoria da conspiração para imaginar… Continue reading
-
VIVA A ALBERTA, MORRA O CRESPO!
Ontem, sem querer, dei comigo a ver um programa onde peroram dois impossíveis figurões da nossa praça: Rui Rangel e Marinho Pinto. O que disseram, o que discutiram, no que se engalfinharam, não interessa. Mas notei com agrado que a dona Alberta Marques Fernandes, pivô da coisa, os deixou falar sem se meter onde… Continue reading
-
TAPAR FRINCHAS
Quando se diz que alguém tem muita massa em acções, quer dizer-se que teria muita massa se vendesse as acções. Enquanto as tiver, massa não tem. Vem isto a propósito dos quadros do Miró, lindíssimos para quem gosta, valiosos no mercado. Subitamente, o proprietário dos quadros, nacionalizados com o BPN por inteligentíssima decisão do… Continue reading
-
LEMBRAR O INESQUECÍVEL
Faz hoje 112 anos foi cometido em Lisboa um nefando crime. As alfurjas de Lisboa mandaram assassinar o Rei e o seu filho mais velho. Distintíssimo diplomata, cientista inovador e de alto mérito, artista talentoso, amante da terra pela qual muito sofreu, Dom Carlos assassinado é bem a imagem do que se passa numa… Continue reading
-
GALAMBA, CARAMBA!
Esta estrela de primeira grandeza do PS, super nova ou buraco negro, quem sabe, veio declarar à Nação que prefere aumento de impostos a corte na despesa. Está no seu direito o super desagradável cidadão, munido de brinquinho na orelha e de ar de fera da Reboleira. Está no seu direito, como sempre esteve,… Continue reading
-
FAZER NADA?
O ilustre presidente da chamada TV de “serviço público”, senhor Fontes, ou Pontes, parangona-se no jornal: “há gente na RTP que não faz puto”, como se tal coisa não fosse do conhecimento geral. Na RTP? Por todo o lado, diz o IRRITADO. É, aliás o que significa, por exemplo, a “lei” da limitação… Continue reading
-
PARLAPATICES
O inigualável Magalhães (não confundir com o computador nem com o Fernão de) veio a terreiro defender que se um parlamento se guiar pela “disciplina cesárea”, será “uma aberração”. Haverá que traduzir esta tão esclarecida opinião: o que o homem queria dizer é que os deputados do PSD, se votaram em bloco a história do… Continue reading
-
DIÁLOGOS DO CANECO
-Olá, Pedro, tudo bem? -Cá vamos, Marcelo, cá vamos.. – Tenho andado a pensar nesta história das presidenciais. – E… – É que, sabes, isto tem muito que se lhe diga – Ai sim? E então? – Então, olha. As sondagens dão-me primazia, pelo menos dentro da nossa área. Estou à frente! – Ainda… Continue reading
-
DA PRESIDENCIAL COMPLICAÇÃO
A propóstito do aniversário da presidência de Cavaco Silva tem-se ouvido os mais extraordinários disparates. Para o efeito deste post, não interessa saber se o mandato tem sido positivo ou negativo. Para o IRRITADO, que não é admirador de Cavaco Silva, ainda menos dos seus antecessores, importante será pensar no que é o presidente… Continue reading
-
MAGNO ALMOÇO
Esse produto indigno de saneamento básico que se chama Basílio resolveu almoçar com os amigos. Nada mais natural. Só que a coisa foi preparada com requintes, comunicada a hora e o local à chamada “comunicação” social, todas as facilities à disposição. Temerosa e ordinária, como é de estilo, a tal comunicação fez-se representar em… Continue reading
-
DO RIDÍCULO INSTITUCIONAL
Viram, na primeira página dos jornais, a carinhosa doutora Maria apoderar-se um braço do Cristiano Ronaldo, ao mesmo tempo que o seu estremoso consorte segurava no outro? Não ficaram comovidos? A coisa não tem importância nenhuma. O que tem inportância, de um ponto de vista institucional, é isto de a senhora andar permanentemente… Continue reading
-
OMELETES E OVOS
Quando se vê uma senhora do PS, já de certa idade, bem arranjada, acabadinha de sair do cabeleireiro, a comandar as hostes de uma coisa que se chama “apre!”, o cidadão comum tem o direito de se perguntar até que ponto esta senhora foi reduzida à miséria pelos cortes nas pensões. Não foi. Muito… Continue reading
-
AINDA AS BOLSAS
Um grupo de auto intitulados cientistas, ou a tal candidatos, manifestou-se nas ruas contra a diminuição do número de bolsas que lhes vinham sendo concedidas. Terão razão para o protesto. A manifestação vem no seguimento de uma polémica que o IRRITADO já comentou. No entanto, como a confusão persiste, talvez valha a pena voltar… Continue reading
-
UM ESCOL, UM PROBLEMA
Várias senhoras e um senhor, pelo menos, fiéis serventuários do contumaz Pinto de Sousa, declararam à Nação estar dispostos a continuar a servi-la nas árduas tarefas a que se dedicaram em muitos anos de sacrifício no Parlamento Europeu. Que bom! Dona Edite Estrela quer continuar o estrelato, de que há dez anos merecidamente goza,… Continue reading
-
DO ABUSO DA JUSTIÇA
É evidente que a chamada luta dos professores se subordina a critérios exclusivamente políticos, aliás confessos, já que os seus líderes e os chefes dos seus líderes, em todas as intervenções públicas, declaram que o que querem é empurrar o governo para a demissão. Este governo, ou outro governo qualquer. É também evidente que,… Continue reading
-
A VERDADE É UMA BATATA
Num jornal de ontem, havia uma local com o seguinte título: “Portugal recua décadas na ciência”. No mesmo jornal, noutra página, o título, sobre o mesmo assunto era: “Não houve desinvestimento na ciência”. Na primeira notícia, citava-se um ilustre professor que afirmava que estamos a assistir a um processo “nefasto e muito perigoso” motivado… Continue reading
