António Borges de Carvalho
-
DA HONESTIDADE DO ESTADO
Qualquer pessoa de bom senso percebe que, se a TAP voltar às mãos do Estado, ou vai à falência em três tempos, ou passa a ser a uma companhiazinha local, com um terço dos empregados e sem importância nenhuma. O Estado contratou a venda da maioria do capital em condições que dificilmente podiam ser… Continue reading
-
PERGUNTAS INOCENTES
Para um observador externo, este governo deve ter descoberto uma mina de ouro. Para o indígena, há fortes probabilidades de voltar à vaca fria, isto é, de mergulhar outra vez num triste buraco, virtualmente pior do que o herdado do senhor Pinto de Sousa. De qualquer maneira, para já, anuncia-se um bodo que os calculadores… Continue reading
-
O AVATAR
Há, num canal qualquer, uma exibição periódica onde, sob a excitada direcção da dona Constança, pontificam o Rangel bom, o beicinho Pereira e aquele ser do BE com penteado de menina de Odivelas. O Rangel lá vai debitando umas coisas de bom senso, coisas que se percebe por ser mais ou menos evidentes. O… Continue reading
-
MARINE MARISA, ANTÓNIO!
A Madame Le Pen foi a mais votada. Não ganhou, mas subiu que se fartou e ameaça a direita tradicional e a esquerda moderada (PSF). A sua parceira portuguesa, dona Marisa Matias, a mais fiel deputada europeia quando se trata de votar com a extrema direita, essa já vai à frente, isto é,o seu partido… Continue reading
-
HOJE HÁ PALHAÇOS
Ontem, durante uma quantitade indeterminada de horas, essa coisa chamada TVI presenteou a Nação com histriónica exibição do Donald Trump em versão lusa: o senhor Pinto de Sousa, conhecido por engº Sócrates, ex PM actualmente a contas com a Justiça. Tal exibição foi seguida por inúmeros debates, ao longo dos quais perorou uma série de… Continue reading
-
UM RATO DOS CANOS
Parece que há quem sugira que o repugnante Pacheco Pereira deve sair do PSD. Daqui lanço um angustiado grito de alarme; que ninguém o expulse, que ninguém lhe mova um processo, que ninguém premeie a moral rasca que o anima dando-lhe tal cavalaria! Diria: deixem-no apodrecer por aí, se ele não estivesse já podre, tão… Continue reading
-
NOMEAÇÕES
Dando largas à democraticidade cultural que o anima, o camarada Soares João, ministro do governo do Usurpador, acaba de nomear uma sua antecessora no pelouro (a obra dela é desconhecida, mas foi ministra cultura) administradora da Fundação de Serralves, lado a lado com o camarada Pacheco. Desde a mais tenra idade que esta fundação foi… Continue reading
-
UM FIGURÃO
Quando se dedicava a parir bocas ditas académicas, o camarada Centeno, “especialista em matérias laborais”, dizia que o aumento do salário mínimo provocava uma onda de desemprego, desincentivava o progresso económico e tinha não sei mais quantas catastróficas consequências. Não sei se a patética criatura tinha razão ou não. O que sei, e deve… Continue reading
-
EDUCAÇÃO PARA O POVO
Anda meio mundo entusiasmadíssimo com o chamado ranking das escolas. As análises e as opiniões são aos pontapés, umas criteriosas outras não tanto, algumas estrambólicas, outras sensatas, enfim, o costume. De notar que, pelo menos que eu tenha visto ou lido, se nota uma certa contenção por parte da geringonça, dos bolchevistas e das maluquinhas… Continue reading
-
ESTAMOS FEITOS
Li hoje num jornal qualquer que os ordenados até seiscentos e tal euros vão ser aumentados em 0,4 por cento. Não sei se os felizes contemplados são empregados do Estado ou não, uma vez que o Estado que passámos a ter já decretou o fim de toda e qualquer liberdade contratual. Ainda há restos disso… Continue reading
-
HOMENAGEM AOS PC’s
Quando a camarilha autárquica em vigor (Salgado, Roseta, Vaz Pinto, Avatar do Usurpador…), sob a direcção dessa desgraça que sobre os alfacinhas se abateu, Sá Fernandes de seu nome, decidiu lançar um concurso para a “renovação” do jardim da Praça do Império, os pêcês da CML, opondo-se à marosca, opinaram que “a História é… Continue reading
-
“PRETENDENCIAL” LANÇAMENTO
Com devida pompa, respeitosa circunstância e alto patrocínio do insuportável Sampaio da Nóvoa, reuniu, nos Paços do Concelho de Lisboa, a brigada do reumático. Está no seu direito de se reunir e, no parecer do Medina, de o fazer em tão solene sede. Objectivo? “Lançar” uma autobiografia de Mário Soares… em castelhano! Dá a impressão… Continue reading
-
A NOVA REPÚBLICA
Perante o silêncio da corte de Pirescoxe e a esfusiante alegria de senhoras várias, tais a dona Helena, a menina Moreira e a pescada com todos, de Setúbal, as miúdas de São Bento estão ao ataque. É de presumir que, mais cedo do que tarde, as portarias e os despachos interpretativos tomem forma de Lei.… Continue reading
-
BLACKOUT
Há uns quatro dias sem televisão, não me tenho dado mal. Uma sensação inesperada, nem boa nem má, uma espécie de indiferença. Talvez isto prove que podemos viver sem ela (a TV), se calhar melhor que com essa intrusa a que abrimos a porta e nos faz reféns. Adiante. A estas horas, vejo, sem… Continue reading
-
DE QUEM É A CULPA?
Anos atrás, os tipos que pintavam paredes eram tidos por anti sociais, gente que emporcalhava as cidades, condenável por falta de respeito por terceiros, etc. A polícia tinha instruções para os apanhar e lhes confiscar os materiais com que sujavam as paredes. Os tempos foram passando. Passou a haver cada vez mais porcaria, fruto de… Continue reading
-
É MESMO ASSIM
Posso não ser exacto nos pormenores, mas, no essencial, foi assim: dona Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da educação do governo do senhor Pinto de Sousa, mercê, ao que diz, de vários pareceres, contratou um advogado do partido para a feitura de um trabalho jurídico. Para tal, pagou ao dito cidadão várias centenas de milhar… Continue reading
-
DA PRESTAÇÃO DO CENTENO
Tenho estado a ouvir alguns dos 3.899,74 comentários que, no espaço de umas três horas, já foram feitos sobre a parlapatice parlamentar hoje produzida a propósito do chamado Programa de Governo das três minorias (não conto com a do o PEV, porque acho o PEV não existe nem jamais existiu). O exército dos comentadores,… Continue reading
-
MESMO AGORA
São dezassete horas e trinta minutos. Acabo de ouvir três minutos do debate do programa de governo. Chegou para assinalar a entrada de mais uma senhora deputada para o pelotão da cultura, até agora ocupado, e chefiado, pela respectiva ex-ministrra Canavilhas, a tal que escreve que vai hà Assembelia da República, e integrado por uma… Continue reading
-
PERSPECTIVAS DE FUTURO
Há quem ande para aí a dizer que vem aí outra vez o PREC. Não vem. Por várias e simples razões: já não há “capitães” a querer fugir da guerra ou a ser atropelados por milicianos; já não há milhões a sonhar com uma liberdade que, contentes ou desiludidos, lá vão tendo; já não… Continue reading
-
DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Num bom filme que por aí anda, história passada no dealbar dos anos 60, o herói da fita vai dar com um filho pequeno a encher a banheira até ao cimo. Pergunta-lhe porquê. O miúdo responde que é por causa da guerra nuclear. Disseram-lhe na escola que, estando iminente o ataque nuclear dos sovietes, era… Continue reading
