António Borges de Carvalho
-
COM A CONSTITUIÇÃO NÃO SE BRINCA
Ainda há quem diga que a Constituição é uma maravilha ou que, não sendo maravilha nenhuma, não constitui impedimento à boa governação. Pois não, que ideia! Olhem esta história da RTP. Para qualquer espírito mais independente, ou menos dependente de ideologias, é de uma evidência cristalina que a RTP não presta “serviço público” de espécie… Continue reading
-
POLÍTICOS A SÉRIO E POLÍTICOS DA TRETA
Quando esse carrasco da Pátria que dava pelo modesto nome de Sócrates abandonou o poder, Portugal não tinha ninguém que lhe emprestasse um tostão, não havia dinheiro para pagar os ordenados aos funcinonários do Estado nem para o que fosse das gigantescas dívidas que o fulano nos tinha deixado. Encerrava-se o criminoso capítulo aberto… Continue reading
-
VERDADES E MENTIRAS
O senhor Portas disse que no relatório do FMI havia coisas boas, coisas a discutir e coisas inaceitáveis. Os jornais titularam, em grosso: Portas arrasa o relatório, Portas acha o relatório inaceitável, mais fissuras na coligação. O senhor Passos diz que o relatório não é uma Bíblia. Os jornais dizem que o senhor Passos… Continue reading
-
CIVILIZAÇÃO CANINA
Da sua janela, o IRRITADO vê uma zona relvada, jardim e árvores – tristes árvores que nunca foram tratadas, nem podadas, nem guiadas, nem coisa nenhuma. Mas o sítio é agradável. É? Podia ser. Depois de uns tempos de seca, vinda a primeira chuva, sente-se o cheirinho a terra molhada e a ervinha fresca. Sente-se?… Continue reading
-
PORTO “CAPITAL” DO NORTE E DAS QUEIXINHAS
O Porto é capital de nada, a não ser do Douro litoral, coisa que, administrativamente, não existe. O Porto foi contemplado com a mais vasta e intricada rede de auto-estradas do país. O Porto foi contemplado com o mais moderno e funcional aeroporto do país. O Porto é centro da mais importante área vinícola do… Continue reading
-
COERÊNCIAS
O dr. Balsemão, quando era primeiro-ministro, tinha um lema interessante e realista: “libertar a sociedade civil”. Era um nobre objectivo. Saíramos de um período em que um Estado todo-poderoso, controleiro, autoritário, condicionador, tinha menosprezado a criatividade social e habituado as pessoas a desistir da sua independência e da sua cidadania. O PREC e os… Continue reading
-
“SAUDÁVEL” REFERENDO
O senhor Silva, médico de profissão e chefe incontestado da classe, viciado politicão esquerdista, primeiro homem em Portugal a confundir uma ordem com um sindicato, desdobra-se em iniciativas políticas da mais primária imaginação, com o denominador comum de ser todas contra o governo, faça este o que fizer. A última é capaz de pôr… Continue reading
-
ESTROFES DA DESGRAÇA
… Quando uma noite, estando descuidados Na cortadora proa vigiando, Uma núvem que os ares escurece Sobre nossas cabeças aparece. Tão temerosa vinha, e carregada, Que pôs nos corações um grande medo. Bramindo, o negro mar de longe brada, Como se desse em vão nalgum rochedo. Se me não falha a memória, é assim… Continue reading
-
MOSTRAR SERVIÇO
Este governo tem muito que fazer. Vai fazendo… mas parece que continua a haver quem não tenha muito trabalho e, assim como os tipos de Bruxelas passam a vida a regular o que não devem, se dedique a inventar novas matérias para chatear o cidadão. É assim que tem vindo a ser anunciado que… Continue reading
-
COISAS DA HISTÓRIA
Talvez o mais importante trunfo político da I República, na sua guerra suja contra a Monarquia Constitucional, tenha sido o Império. Com a derrota diplomática sofrida na Conferência de Berlim, a perda do enorme território entre Angola e Moçambique e o ultimato inglês, a moral da Nação, até então elevada com os feitos dos… Continue reading
-
VIVA O SILVA!
O Pai Natal de inúmeros craques da nossa praça foi o inigualável senhor Baptista da Silva. Da ilustre massa associativa do Grémio Literário ao núcleo de intelectuais do Lisbon-não-sei-quê, etc., avultando no vasto grupo a cómica figura do lacinho maricas da SIC/Expresso e seus ilustres convidados, a mais alta gente ouviu respeitosamente as esclarecidas… Continue reading
-
ESTAMOS À ESPERA DE QUÊ?
Toda a gente já percebeu que a nacionalização do BPN, como a generalidade das nacionalizações, foi uma patada na poça. Tão mau ou pior do que isso, e consequência disso, foi o que seguiu: injecções multimilionárias de capitais públicos, tropeços em buracos atrás de buracos, um país arruinado a fazer face às monstruosas loucuras… Continue reading
-
BOAS NOTÍCIAS
Está o IRRITADO cheio de esperança e orgulho por ver, aqui, no jornal, a cores, três dos mais altos dirigentes e pensadores portugueses, daqueles que, ao longo de tantos anos, têm vindo a opinar sobre os caminhos e os destinos da Pátria: o inestimável – porque não se estima – José Carlos Vasconcelos, o… Continue reading
-
FANTÁSTIC0!
Anteontem, a venda da TAP era, para inúmeros indígenas: – Inconstitucional – Um negócio “opaco” – A alienação de uma “empresa estratégica” – O abandono dos emigrantes e dos PALOPs – Fruto de compadrios com cheiro a corrupção – Uma prova de que o governo sacrifica o património público aos seus interesses – Mais uma… Continue reading
-
A VERDADEIRA OPOSIÇÃO
Em todas as democracias, como diria o amigo-banana, há governo e oposição. Normalmente, estão do lado do governo os partidos que lhe dão apoio parlamentar, e na oposição os que não lho dão. Às vezes há guerras, ou guerrinhas políticas, nos partidos do poder, o mesmo se passando com os outros. Postas estas verdades de… Continue reading
-
TAP
Para o IRRITADO a existência de empresas do Estado é uma contradição nos termos. Há uma regra do senso comum e tradicional, aliás vertida em lei, que reza que “ninguém é bom juíz em causa própria”. Fácil de perceber, não é? É por esta tão simples razão que o Estado jamais devia ser proprietário… Continue reading
-
ESTADO SOCIAL
Há direitos e direitos. Numa acepção clássica, temos os direitos inerentes à pessoa humana, gratuitos, que nascem com ela: o direito à vida, à liberdade de pensamento e de expressão, o direito de voto… direitos de que se goza independentemente da circunstância de cada um. Modernamente, foi criado outro tipo de direitos, os chamados… Continue reading
-
O JACOBINO, O MEDROSO E O INVEJOSO
Jamais passaria pela cabeça do IRRITADO que as opiniões expendidas pela dona Isabel Jonet pudessem dar o falazar que deram. Quando parecia que a generalizada crise de idiotia intelectual já tinha passado, a coisa volta à tona de onde menos se esperava: a semanal reunião “doutrinária” de político-intelectuais, dita “Quadratura do Círculo”, destacado programa onde… Continue reading
-
NOBEL DA PAZ
Do Impéro Romano a Carlos Magno, de Carlos V a Napoleão, de Estaline a Hitler – a enumeração não é exaustiva – houve vários modelos de “União Europeia”. Todas elas fruto de guerras, chacinas, ocupações militares e sofrimento dos povos. Todas com a mesma “desculpa”: uma Pax Romana com o fromato que os tempos,… Continue reading
-
MIRANDISMOS
Nunca me veio à cabeça imaginar por que carga de água é que a estimável criatura que dá pelo nome de Jorge Miranda há-de ser considerada “pai da Constituição”. Um mistério entre os muitos que pululam a nossa vida política. Facto, porém, é que esta “verdade”, milhares de vezes repetida, passa a verdade mesmo. Lá… Continue reading
