António Borges de Carvalho
-
RACISMOS
Anda, e com toda a razão, o mundo inteiro impressionado com a fotografia de um homem a dois segudos de ser trucidado pelo comboio do metropolitano não sei de onde, na América. Segundo a imprensa, nacional e internacional e de todas as cores tamanhos e feitios, aconteceu que o infeliz estava na plataforma da… Continue reading
-
PRIVILÉGIOS
Nas suas pequenas andanças dominicais, foi o IRRITADO levado até ao Parque das Nações. Fez umas compritas no AKI, e meteu-se à estrada para regresso às Avenidas Novas. Ao chegar à Avenida de Roma, um polícia fê-lo dar meia volta. Que chatice! Na avenida passavam, ora um ora outro, uns tipos de calções, a correr.… Continue reading
-
COERÊNCIA
De vez em quando, somos visitados pelas “bocas” de um tal Anacoreta Correia (será filho do Anacoreta bom, ou do Anacoreta mau?), feroz inimigo interno do Portas. O homem passa a vida a deitar a cabecinha de fora, em críticas e mais críticas, diatribes públicas e mais diatribes públicas. É caso para perguntar porque não… Continue reading
-
NÃO SE PERDEBE
Ao que se lê por aí, parece que a coligação propôs aos 3,01 partidos da oposição (0,01 é o do partido melancia) realizar um debate, primeiro público, depois parlamentar, este com os ministros de cada pasta, tudo seguido por três debates no plenário, tendo como objectivo discutir e votar propostas concretas sobre como “mudar o… Continue reading
-
FERIADOS DIPLOMÁTICOS
Diz-se que Portas delegou nos chefes de missão diplomática a decisão sobre o feriado do 25 de Abril. Ficará ao critério de cada um respeitá-lo ou não. Vai ser bonito o coro de protestos, de raivas, de acusações. O homem vai passar a fascista, salazarista, quem sabe se nazi ou adepto do Real Madrid.… Continue reading
-
BÁSICO?
Já ninguém sabe se o PM queria, ou insinuava, que o secundário devia ser objecto de taxas moderadoras ou coisa que o valha, ou se estava a dizer outra coisa qualquer. A confusão instalou-se. O Crato diz que não, que não era isso que o chefe queria dizer. Há quem diga o contrário. Venha o… Continue reading
-
PALESTINA, GOVERNO, PC E CULTURA E… SOARES
Tem o IRRITADO andado em vilegiatura moral por razões que a razão desconhece, nem vêm a propósito, nem ninguém tem nada com isso. Posto isto, peguemos no assunto do dia, nada menos que mais uma douta intervenção do camarada Mário Soares no jornal do amigo Oliveira pelo menos por enquanto. Se os tipos do MPLA… Continue reading
-
COISAS QUE CHEIRAM MAL
1.Esta história da greve dos estivadores já cheira demasiado mal. Porquê? Algumas respostas: a) Trata-se, evidentemente, de abuso de direito e de abuso de poder, ambos tipificados no Código Penal; b) Os prejuízos já causados a um país na situação do nosso são puro terrorismo económico; c) É público e notório que os estivadores… Continue reading
-
CML E JUÍZES
Uma das reformas mais perniciosas que a III República introduziu no nosso sistema judicial foi a do acesso à magistratura. Anteriormente, os candidatos a juízes eram licenciados em direito que ingressavam no ministério público e faziam um “tirocínio” de vários anos em diversos tribunais, assim adquirindo ums experiência da “vida real” da Justiça. Quando… Continue reading
-
SEGURANÇA E INFORMAÇÃO
Para “sua segurança”, você é filmado por câmaras de vídeo em repartições, supermercados, elevadores, etc.. Se telefonar à EDP, à EPAL, à ZON, à MEO e a mais uma infindável série de organizações, a sua chamada é gravada. Se for ao multibanco é, muitas vezes, filmado. Isto quer dizer que há uns milhares de fulanos… Continue reading
-
SOARES AO ATAQUE
Umas semanas antes do golpe de Estado constitucional perpetrado por Jorge Sampaio para pôr a esquerda no governo, dizia-me um amigo que, dadas as sondagens, a dissolução da AR seria necessária e legítima. É claro que nos desentendemos. Ao passar, excepcionalmente, os olhos pelo excerto do artigo de Mário Soares no DN de ontem,… Continue reading
-
FUMAÇA
Qual a magna questão que, neste fim de semana, mais inquietou os media? Saber se foi o ministro que deu ordens para a carga da polícia em São Bento. Manchete do Expresso, letras gordas por toda a parte, telejornais uns atrás dos outros, um sururu dos diabos. O IRRITADO atreve-se a perguntar: o que é… Continue reading
-
O QUE SE SABE
O IRRITADO é, rigorosamente (como diria o Crespo), incompetente em matéria económica, seja ela micro ou macro. Assim, vistas as coisas por um ignorante, dá ideia que duas linhas de pensamento de confrontam em Portugal. Uma, acha que a austeridade deve ser violenta, para que dure menos, outra que deve ser leve, e mais… Continue reading
-
BOAS NOTÍCIAS. HÁ DISSO?
Boas notícias são coisa que não interessa a ninguém, ou quase. Talvez com algum empurrão de dona Ângela, parece que se avizinham alguns investimentos alemães. A Fisipe foi adquirida por 29 milhões de euros por uma firma alemã. Há fortes possibilidades de uma fábrica da Bosh (500 empregos) vir cá parar, em vez… Continue reading
-
DA CANGALHADA POLÍTICA
Uma militante do Bloco de Esquerda dizia ontem que os vândalos que andaram por aí à solta não passam de hordas de “neonazis” que a polícia bem conhece, mas que não distingue de “pessoas de idade” e “pais de família”. Está a ver-se, não está? Na distinta opinião desta “cidadã”, os polícias, antes de desatar… Continue reading
-
OS INVEJOSOS
A Drª Isabel Jonet disse há dias umas coisas que parece terem chocado inúmeras almas, a começar pelo eminente Francisco Louçã, que teve a ambilidade de dizer que a senhora era uma reedição do Movimento Nacional Femenino. É evidente que o fulano não faz a mais pequena ideia do que foi o MNF, até porque… Continue reading
-
CRIMINOSOS
Quando se assiste indefeso, a meses de greve dos estivadores de Lisboa, há que pensar várias coisas: Os estivadores de Lisboa são ricos. Se o não fossem, não aguentavam estar tanto tempo sem ganhar, sem que lhes faça qualquer diferença. Os estivadores de Lisboa, objectivamente, são criminosos. Numa altura destas, prejudicar violentamente o comércio… Continue reading
-
O VELHO, A MIÚDA E O BURRO
Às vezes vêm à memória coisas do passado, por exemplo as velhas “Farpas” e o gozo que as tricas partidárias davam. Os Reformistas tinham várias tendências, ferozes inimigas umas das outras: os Reformadores, os Reforminhos, os Reformagófagos, os Reformagogos… não seria bem assim, mas mais ou menos. Agora, mais sofisticado, temos o inenarrável Bloco… Continue reading
-
DA NACIONAL-INTELIGÊNCIA
Pense-se o que se pensar da política da dona Ângela, o facto de ela vir até cá com um vasto grupo de investidores (coisa que não fez com os gregos, por exemplo), não é, não pode ser, má notícia. O consenso, que, pelo menos formalmente, já houve em relação à situação, foi quebrado pelo chamado… Continue reading
-
OBAMA GANHOU
Obama ganhou as eleições. Por uma unha negra, mas ganhou. Ficou demonstrado que a América está partida ao meio, pelo menos em matéria moral. Mas também em termos políticos e sociais. O dinamismo da economia americana, bem como os seus mecanismos de controlo, que, tendo falhado imperdoavelmente nalguns casos, continuam a ser muito mais fiáveis… Continue reading
