IRRITADO

O SOCIALISMO É A FILOSOFIA DO FRACASSO, A CRENÇA NA IGNORÂNCIA, A PREGAÇÃO DA INVEJA. SEU DEFEITO INERENTE É A DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DA MISÉRIA. Winston Churchill


António Borges de Carvalho

  • EMPURRÕES

      Anteontem, como é sabido, os trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo desfilaram na capital, protestando contra o encerramento da empresa e a sua entrega a privados. Terão as suas razões. Talvez para rimar, há quem insinue que também têm empurrões. Foi-nos dado ver, garbosamante desfilando, com bandeirinhas e tudo, trabalhadores tais a dona… Continue reading

  • COISAS

      Ele há coisas verdadeiramente extraordinárias, fora do comum, originais, a desafiar a imaginação do mais pintado.   É sabido que o governo do senhor Pinto de Sousa, entre outros arranques de esmerada inteligência, se dedicou a disfarçar buracos através de várias engenharias, talvez fazendo jus à “profissão” do chefe. Lembram-se das desorçamentações, de que… Continue reading

  • AÍ ESTÃO ELES!

      Tal como o IRRITADO previu no post anterior, há para aí umas dez escolas (informação de última hora – meio dia – a confirmar) onde não se fez ainda o  exame de avaliação dos 13.500 professores que para tal se inscreveram. Os agentes do ignorante (em matéria pedagógica e em literacia), mas sábio (em… Continue reading

  • AVALIAÇÕES

      Chegou o tão esperado dia do exame dos professores. Vão repetir-se as cenas habituais. Crato vai ser insultado, esmagado, desprezado, caricaturado pelos tipos do costume, como sempre apoiados pelos media. Sabemos como vão ser os telejornais, as manchetes, as entrevistas, os artigos de opinião. Talvez o Crato tenha razão. Talvez não tenha. O importante,… Continue reading

  • UMA FARTURA!

      O IRRITADO não se lembra se já contou esta história, mas, como vem a propósito, aí vai. Um velho amigo irlandês a quem perguntou quantos partidos políticos havia lá na terra, respondeu: há muitos, todos à direita do centro! Não se sabe, mas é muitíssimo provável que seja por isso que a Irlanda pareça… Continue reading

  • DIZ-ME COM QUEM ANDAS

      O IRRIADO já teve ocasião de avisar o dr. Rui Rio acerca da inquietação de muita gente com o caminho que está a trilhar, ou para o qual há quem o empurre sem que resista como seria de esperar. É que andar a reboque de Pachecos Pereira & Cª não é, de certeza, coisa… Continue reading

  • EXÉQUIAS

    As homenagens a Mandela são justas, mas, de tão repetidas, já cheiram mal. O homem soube passar do confronto ao diálogo, da guerrilha à paz, da turbulência ao bom senso. O mundo deve-lhe esse exemplo. Mas ter a medida das coisas é difícil, não é? Punhamos os pés na terra. Primeiro, não esquecendo De Klerk,… Continue reading

  • FRASES

      Em brilhante sessão, várias altas figuras do nacional-jornalismo e da nacional-politiquice encontraram-se para, dizem, discutir o “jornalismo”. Tudo em solene comemoração dos 40 anos do “Expresso”. A coisa veio prolixamente referida em várias páginas referido semanário. Coisa que não haverá muito quem tenha a pachorra de ler, IRRITADO incluído. Mas os leads são esclarecedores.… Continue reading

  • COITADO DO “ORPHEU”

      Hoje, o grande e amado líder da Aula Magna, camarada Soares, completa a provecta idade de 89 anos. Parabéns. Vale a pena, mais que não seja por isso, lembrar a sua última intervenção pública. Não se sabe – ou sabe-se de sobra – por que carga de água a Academia o convidou para falar… Continue reading

  • CABECINHA PENSADORA

    A Inenarrável, extraordinária, fantástica, importantíssima, viajadíssima e mundialmente conhecida e apreciada senhora dona Ana Gomes resolveu, mais uma vez, debruçar a sua gentil atenção sobre o tenebroso caso dos submarinos. Ainda bem. Benquista criatura, a quem tanto devemos, nós e o mundo. Desta vez, as dúvidas de tão genial membro da espécie humana são novas.… Continue reading

  • TC x 2

    Num artigo cheio de pachorra investigatória, o dr. Durval Ferreira veio esclarecer coisas que toda a gente sabe, mas que convém sublinhar. Com o Decreto 32/III, de 1983, o governo Mário Soares/Mota Pinto lançou um imposto extraordinário de 6% sobre os rendimentos dos imóveis, dos capitais e do trabalho por conta própria e de 2,8%… Continue reading

  • PÕE-TE A PAU, Ó RIO!

      Anda para aí um molho de políticos mais ou menos reformados a insinuar que vão empurrar o Rui Rio para o galarim. Personalidades do calibre do Capucho, do Pacheco, do Veiga e de outros especialistas em dores de cotovelo mandaram terceiros fazer uma conferência de imprensa declarando solenes intenções “nacionais”. O IRRITADO, que de… Continue reading

  • DIETAS

      Como já referido noutra crónica, o IRRITADO não sabe lá muito bem para que serve esta história do património da humanidade. Será que a ONU, quando se trata de edifícios, dá umas massas para a manutenção? Admita-se. Então, e quando a coisa cai no “imaterial”? Aqui há tempos, de braço dado com os pauliteiros… Continue reading

  • QUE INVEJA!

    O tipo que manda na chamada “autonomia” valenciana, tendo em conta que a TV local já ia num buraco de 1,2 mil milhões de euros, cortou o mal pela raiz. Fechou o estaminé. Tudo para a rua com a indemnização da ordem. Porque será que, por cá, não há a coragem de fazer o mesmo… Continue reading

  • AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES

    Diálogo entre um ministro da educação e o bigodes: ME – Vamos avaliar os professores. B – Sim senhor, os professores têm que ser avaliados. O problema é que sempre foram. ME – Pois, mas as avaliações eram uma fantasia. B – Então diga lá. ME – Vamos avaliar através da performance dos alunos. B… Continue reading

  • VIANA DO CASTELO

    Há coisas que fazem uma confusão dos diabos. Nesta história maluca dos estaleitros de Viana do Castelo, coisa que vem ocupando as meninges de toda a gente, onde estará alguém que se debruce sobre esta tão simples questão: porquê? Porque estão os estaleiros falidos, porque não têm trabalho? Ainda não ouvi ninguém falar na bronca… Continue reading

  • UM NOJO

    O direito à greve implica o seu contrário. A decisão de fazer greve pode ser tomada por um colectivo, mas fazê-la ou não a fazer é um direiro individual, como individual é o direito de pertencer ou não ao tal colectivo. Se toda a gente tem direito à greve, toda a gente tem direito à… Continue reading

  • EANES, O MAGNÍFICO

      A homenagem ao General Eanes merece uma pequena reflexão. O IRRITADO, não tendo nada de espacial contra esta personalidade, na qual jamais votou ou votaria, fugiria à sua natureza se não deitasse um pouco de água fria na fervura eanófila que por aí anda. Não há dúvida que, no 25N, foi Eanes quem deu… Continue reading

  • BEM PREGA FREI TOMÁS…

      O camarada Costa anunciou um aumento de taxas, impostos, contribuições, multas, coimas, licenças, etc., na cidade de Lisboa. Talvez não possa deixar de ser assim, ainda que não se saiba para quê. De sublinhar é que os mesmos (Costas, Rosetas & Cª) que uivam contra os aumentos e cortes do governo, sejam tão lestos… Continue reading

  • À ESPERA DE GODOT

      Rezam as crónicas que, em 2002, Portugal acabou de pagar as dívidas deixadas pela política de fomento de infraestruturas de Fontes Pereira de Mello, contraídas em meados do séc. XIX. Igualmente está na História que as dívidas de guerra da Alemanha foram pagas tendo em conta a evolução do PIB alemão no pós-guerra. Ao… Continue reading