IRRITADO

O SOCIALISMO É A FILOSOFIA DO FRACASSO, A CRENÇA NA IGNORÂNCIA, A PREGAÇÃO DA INVEJA. SEU DEFEITO INERENTE É A DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DA MISÉRIA. Winston Churchill


António Borges de Carvalho

  • ESCOLHER AS VERDADES

    O chamado Império Colonial Português começou, como se sabe, no século XV (1415), e viu-se acabado no fim do segundo quartel do século XX (1975). Durou 560 anos, ou 584 se incluirmos Macau – que não fazia parte do conceito, mas isso não vem ao caso. Foi tarefa de dezenas de gerações. No fim do… Continue reading

  • GATO ESCONDIDO…

    Para mim, o rabo do gato está de fora desde o primeiro dia: o Siryza & Cª jamais tiveram fosse o que fosse a ver com democracia. Servir-se dos seus mecanismos é uma coisa, ser seu adepto é outra, totalmente diferente ou até oposta. Mas, para certos “pensadores” da nossa praça, tipo meninas do BE,… Continue reading

  • UM “CADERNO” EXEMPLAR

    Ontem, 7 de Julho de 2015, vésperas de mais um debate do estado da Nação, o jornal privado chamado “Público”, órgão oficioso da oposição socialista e fiel amigo do PC, publicou um caderno especial sobre o assunto. Recomenda-se a leitura dos leads. Trata-se de uma extraordinária aplicação da alegoria do “copo-meio-cheio-ou-meio-vazio”, com exclusivo  acento acento… Continue reading

  • DA MORAL DOS DITADORES

      Já tenho escrito isto várias vezes, mas não será mau repeti-lo, a ver se alguém lê com olhos de ler: o mais espantoso do referendo do Syriza é ter sido aceite por aí como se correspondesse a alguma verdade. Não é possível que uma enorme quantidade de sondagens, incluindo as feitas no dia da… Continue reading

  • COITADO DO FALHOUFAKIS!

    O homem tinha prometido cortar um braço se a coisa lhe corresse mal. Ora parece que os tipos de Bruxelas fizeram sentir que não gostavam de lidar com tal trouble maker. Pudera, não é todos os dias que aparece, sentado à mesa, um demagogo daquele calibre, ainda por cima ordinário e exibicionista. Vai daí, o… Continue reading

  • A GRANDE BURLA

    Sempre fui contrário a referendos. Sobretudo aqueles que têm por fim pôr o povo a tomar decisões da responsabilidade dos governos. Quando estes, ainda que mandatados, não têm coragem para fazer o que lhes compete, borrifam no mandato e atiram o ónus para as costas do povo.  O povo (os eleitores), sem fazer ao certo… Continue reading

  • POMPAS FÚNEBRES

    Segundo me disseram, a tarde informativa desta sexta feira foi quase inteiramente preenchida com o cortejo que levou o corpo de Eusébio ao Panteão da República, a fim de lá repousar, lado a lado com Camões e Afonso de Albuquerque. Não me opinarei sobre o assunto, por medo de represálias. Mas não quero deixar de … Continue reading

  • RTP SYRÍSICA

    Esta noite, o “serviço” público de televisão, dito RTP, fez-nos o favor de relatar o que se estava a passar em Atenas. Larga cópia de informação sobre a manifestação do Syriza, a favor do NÃO. O Tripas a falar aos indígenas, todo institucional, no seu gabinete. O Tripas a sair da residência, sorridente e triunfal.… Continue reading

  • UM RAMALHETE “PLURALISTA”

    Segundo consta por aí, o chamado Forum Lisboa, propriedade da CML e sede da respectiva Assembleia Municipal, foi ontem ocupado por um painel, dito “policromático”, constituído pelos seguintes opinantes: Francisco Louçã, Marisa Matias, Manuel Alegre, Pacheco Pereira, Freitas do Amaral, Eugénio Rosa e Hélia Correia.Por eventual ignorância do que se passa no mundo das letras,… Continue reading

  • NOVOENTAS AMBIÇÕES

    Após semanas, ou meses, de actuação política, o insigne professor que, vindo do nacional intriguismo universitário, quer ser Presidente da República, brindou-nos com catadupas de tiradas e patacoadas poético-filosóficas esquerdoides, sem grande sentido prático ou significado que se veja. Além disso, presenteou a Nação com a propaganda de amizades bem escolhidas, todas provenientes de “personalidades… Continue reading

  • MAU CHEIRO

    Há duas coisas que já cheiram mal: o 44 e a Grécia. No caso do 44, diz o Correio da Manhã que há um artista disposto a pôr a boca no trombone. Uma boa notícia para o procurador, o juiz de instrução e a colecção de tribunais que se tem pronunciado sobre a matéria. Uma… Continue reading

  • VERDADES INCONVENIENTES

    Há figuras mais ou menos míticas que têm fama por dizer coisas que toda a gente sabe: o Amigo Banana, o M. De Lapalice, o polícia Dupond…Só dizem verdades meio esquecidas, ou fora de moda, ou redundantes, mas às vezes bem lembradas.Longe de mim comparar o Prof. Cavaco com estas ilustres personalidades. Ele nada tem… Continue reading

  • NÚMEROS E PRINCÍPIOS DE ESQUERDA

    A nóvel irmandade L/TA, sob a alta chefia do Tavares mau e da Draga, tem dado sinais de superior aritmética irracional. Assim, foi proclamado que já tinham oito mil militantes. Depois, fizeram um “sufrágio universal”, em que votaram dois mil. Ou os oito mil nunca existiram, ou houve uma abstenção de seis mil, ou seja,… Continue reading

  • HABILITAÇÕES E REABILITAÇÕES

    Numa notícia publicada pelo jornal socialista chamado “Público” pode ler-se que, mediante a intervenção de complicadíssimas instâncias, vai ser posta à disposição da “reabilitação urbana” uma data de milhões (não se percebe quantos, talvez 50, ou 1.000, quem sabe se 3.000). Parece que os famigerados proprietários que queiram entrar na coisa vão ter direito a… Continue reading

  • MENTALIDADES MODERNAS

    Acho muito bem que as pessoas se preocupem com o ambiente – não “meio ambiente”, ambiente inteiro, quer dizer, sem pleonasmos. Acho muito bem que se cuide da qualidade do ar, da água, da terra, da diversidade genética, das fontes de energia, numa palavra, que se cuide do ecossistema que permite a vida humana. Há… Continue reading

  • CÁ SE FAZEM…

    Ontem, o chefe Costa deu uma entrevista à SIC (ou seria à TVI?). Confesso que não vi tal coisa, nem seria de esperar que perdesse tempo com ela. Mas ou vi os três convidados que, mui intelectualmente, se debruçaram sobre o assunto. Um deles, Joaquim Aguiar, que, sendo independente, não é suspeito de grandes simpatias… Continue reading

  • AEROPROGNÓSTICOS

    Finalmente, 61% da TAP foram privatizados! Já não era sem tempo. Agora… façamos uns prognósticos. Se a miríade de “instâncias” que ainda vai, doutamente, pronunciar-se sobre o assunto (umas entidades que andam por aí a ganhar o seu, mais umas centenas de burocratas de Bruxelas, mais não sei quantos juízes assoberbados de providências cautelares e… Continue reading

  • UM PASSO ATRÁS

    A coisa anda um bocado por baixo. Calcule-se que o Xarroco e o Arménio só conseguiram “uma ou duas centenas” de “professores” na sua última manifestação. Muito folclore mas pouca gente. Será que os manifestantes profissionais estão a banhos? O tema da procissão era a “municipalização da educação”, que merece da filarmónica o mais rotundo… Continue reading

  • A CAMINHO DO SOCIALISMO FOLCLÓRICO

    Os camaradas Tavares e Drago deram à costa com as suas “opções inadiáveis”. Esclarecedor, mas repetitivo. O Podemos, o Syriza e demais organizações apostadas em ressuscitar o socialismo folclórico, subscreveriam de bom grado o palavroso arrazoado. Uma novidade se deve assinalar, a intenção de construir uma nova maioria. Ou seja, pedir boleia ao PS, única… Continue reading

  • SOCIALISMO GAY, VETERINÁRIO E CASTELHANO

    Umas cem tipas, tipos e outras variedades, marcharam em Lisboa, muito orgulhosos dos seus feitos sexuais. Muito bem, são livres de se gabar do que entenderem. Notável foi a presença do socialismo: o BE, o Livre, o Tempo de Avançar, o PAN e o MAS. O BE fez-se representar ao mais alto nível pela dona… Continue reading