António Borges de Carvalho
-
485128
Segundo a opinião de um opinante da moda – um tal Marques Lopes, a quem um comentador do IRRITADO, com razão ou sem ela, chama “cabeça de porco” – em quatro anos sairam de Portugal quatrocentos e oitenta e cinco mil cento e vinte oito pessoas. Sim, meus senhores, não foram quatrocentos mil, nem quinhentos,… Continue reading
-
CONTOS
Povos há que têm grande admiração pelas derrotas que sofreram, ou por coisas que não aconteceram. Os sérvios, por exemplo, têm fundacional adoração por uma torre feiíssima postada num descampado do Kosovo onde perderam importante batalha. Os espanhóis (e o mundo inteiro) acham que Colombo descobriu a América quando aportou a uma ilha das Caraíbas… Continue reading
-
IGUALDADE PUBLICITÁRIA
Por imposição da burocracia de Bruxelas, a publicidade aos automóveis é obrigada a conter dados sobre os consumos, o CO2 e mais não sei quê. Nada contra. Nada, também, contra os carros eléctricos. O que não percebo é porque será que, na publicidade aos carros eléctricos, não é obrigatório constar os kw necessários para os… Continue reading
-
CORTAR O MAL PELA RAIZ
Segundo parece, hoje, pela 399ª vez, não houve acordo com a Grécia. Parece também que não virá a haver. E depois? As opiniões dividem-se. De um ponto de vista económico e financeiro, há quem ache que a saída da Grécia do euro será uma hecatombe generalizada, o fim do euro, o princípio do fim da… Continue reading
-
OS COMENSAIS
Vi uma vez o senhor Carlos César na televisão. A partir daí, a presença deste básico no monitor passou a ser boa razão para mudar de canal. Hoje, sou surpreendido pela notícia de que o fulano ganha 6.000 euros por mês para nos incomodar com os seus desagradabilíssimos aparecimentos e as suas verbais macacadas.Parece que… Continue reading
-
OPINIÃO
O sindicato dos pilotos anda muito protestativo contra os processos disciplinares com que parece que a TAP presenteou os “criadores” da greve mais ordinária da história da Pátria.O IRRITADO é de opinião diversa, tanto em relação ao sindicato como à TAP. O sindicato, se tivesse vergonha na cara, metia a viola no saco. A TAP,… Continue reading
-
O MITO DE SÍSIFO
Não sei se a imagem da pedra às costas terá sido a mais feliz que a ministra das finanças podia arranjar para ilustrar a nossa situação. Trata-se de uma utilização invertida do Mito de Sísifo. O pastor empurrava a pedra pelo monte acima e, quando estava quase a triunfar, uma força irresistível fazia-a rolar de… Continue reading
-
ESTÁ TUDO DOIDO
Uns dias fora, e tudo na mesma, o que é uma boa notícia. Mas… soe dizer-se que há sempre um mas. Déja vu, mas verdadeiro. O politicamente correcto continua a atacar a humanidade em várias frentes. Calcule-se que anda para aí uma campanha com o objectivo de censurar os livros do Hergé. O Tim Tim… Continue reading
-
BESTIALIDADES
Nunca me tinha passado pela cabeça tecer elogios ao tripeiro que é presidente da Câmara de Lisboa. Porquê? Porque o Medina vem direitinho do governo do 44, porque não gosto da carinha dele, porque é socialista, etc.. Mas vou fazê-lo. Ontem, mal o PR tinha acabado o discurso, já se alinhavam nas TVs, sequiosos, os… Continue reading
-
EMERGÊNCIAS
Tem sido muito interessante a história da greve dos tipos do INEM. Querem trabalhar menos e ganhar mais, como de costume nestas coisas. Além disso, querem cortar a cabeça do chefe. Tudo bem. Estão no seu garantidíssimo direito de chatear o patrão. Quem sabe se até têm razão.Interessante porquê? Porque, tanto os grevistas como o… Continue reading
-
“HISTÓRIA”
Há para aí trinta anos, fui pela primeira vez a São Tomé. Para além do que tinha a fazer por lá, a curiosidade foi muita. O país vivia sob um regime tipo “democracia” popular, mas havia já uma ténue tendência para uma viragem, pensava-se numa nova constituição, propunha-se acabar com a influência cubana e… Continue reading
-
EVOLUÇÃO NA CONTINUIDADE
O impagável 44 resolveu escrever uma carta ao juiz. Mentira. A carta era para a imprensa! No fundo, o que ele queria era atemorizar o homem, a ver se ele o mandava para casa com polícia à porta. O juiz, e muito bem, nem o quis ouvir. O escrevinhador ficou na choça, para não… Continue reading
-
A CHANTAGEM INTENSIFICA-SE
Quem, vindo de outro planeta, ouvir o Falhoufakis e o Tripas, concluirá que há umas dezenas de bandidos que os perseguem e que estão apostados em acabar com o euro e com a UE. Nada do que se passa tem a ver com eles, inocentinhos que são, só com a maldade dos outros.Nem um nem… Continue reading
-
REIVINDICAÇÕES
Uma senhora muito compostinha veio à televisão alardear a sua indignação contra a ministra da Justiça que, disse ela, aldrabou o povo com inacreditáveis informações sobre as reivindicações salariais dos juízes. Depois, a senhora compostinha confessou que tais reivindicações estavam num documento destinado a ser discutido. Ficamos esclarecidos. Pelos vistos, o tal documento, com reivindicações… Continue reading
-
SENSACIONAL DESCOBERTA
Segundo o Costa de ontem (amanhã é capaz de dizer o contrário), o PS quer mais unidades de saúde familiares. A coligação tem falado no mesmo, ou parecido. A diferença é que tais unidades, para estes, têm custos. Para o Costa, não: são de borla. Aqui está o que se chama descobrir a pólvora sem… Continue reading
-
CAUSAS
Em tempos que já lá vão, a Causa Monárquica, muito alinhada com o Estado Novo, era, para monárquicos da oposição, “a única causa sem efeito”. É o que acontece com a “causa das causas”, novo dito do impagável Costa acerca do emprego – ou do desemprego (escolha o que quiser). A causa, causada por outra… Continue reading
-
UM NOJO
Com a devida pompa e larga cópia de notícias e aplausos, deu entrada no Coliseu o palhaço-mor da política portuguesa: o inimitável frustrado, invejoso, desavergonhado e ignóbil António Capucho. Muito zangado por não ter sido convidado por Passos Coelho (há mais disso por aí…) para coisa nenhuma, e por o terem apeado da sua merecidíssima… Continue reading
-
SLB BOLCHEVISTA
Declaração de interesse: sou benfiquista. Já o disse, mas tenho gosto em repetir. Posto isto, fui acometido de uma crise de vergonha: o Benfica, zangado com o Jorge Jesus, mandou retirar a fotografia do homem do poster do campeonato. De um ponto de vista estético, o poster é a coisa mais horrível que conceber se… Continue reading
-
PODEMOS ESTAR DESCANSADOS
O admirável generalíssimo do PS, em mais uma das suas habituais manifestações de indiscutível genialidade, veio informar o povo desta maravilhosa promessa: o PS, se o deixarmos (xiça penico!), proporcionar-nos-á gastar mais 1.900 milhões de euros provenientes da baixa da TSU, ainda que tal baixa custe à Segurança Social a módica quantia de 5.000.000.000 (leu… Continue reading
-
A CABEÇA DO COSTA
O inacreditável Costa decidiu que o PR, se se recusar a nomear um governo minoritário, violará a Constituição.A Constituição postula (Artº 187, nº1): “O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”. Ponto final. A Constituição também reza que o PR… Continue reading
