António Borges de Carvalho
-
À CUSTA DOS OUTROS
Mais uma inacreditável “reforma” se abate sobre a economia desta pobre terra. Uma fulana, proprietária de uma lojeca de velharias industriais e monos artesanais, onde o não investimento é timbre, a fim de proteger interesses pessoais (a salvação da falência própria) resolveu lançar uma campanha de protecção de lojas já falhadas ou claramente inviáveis, que… Continue reading
-
SEM PENEIRA
Se eu tivesse massa que se visse, se calhar punha-a a bom recato num paraíso fiscal. Não sei ao certo como se faz, mas, diz-se por aí, parece que devo informar o Banco de Portugal. Depois, a massa é exportada, e fico obrigado a incluir os respectivos rendimentos na minha folha de impostos. Tudo legal,… Continue reading
-
VENDER E COMPRAR
Ainda não assentou o pó do congresso e já o senhor Rio veio à liça defender a sua miserabunda posição em relação às “piadas” de que foi “vítima”. (Antes de mais, ressalve-se que vítimas somos nós, portugueses, por ter, com direito a galarim mediático, gente tão baixinha como este murídeo.) O dito não perde tempo.… Continue reading
-
TEMPO NOVO
Imaginem isto. No seu tempo, o PM Passos Coelho e o seu nº 2 Portas tomam uma posição política que diz que determinada coisa é preta. Vai daí, os respectivos grupos parlamentares põem a votos uma resolução afirmando que a tal coisa é branca. O que acontece? Todos os jornais, todos os canais de televisão,… Continue reading
-
MORALIDADE
A julgar pelas boas as intenções dos diversos coros de opinião em presença e de acordo com as preocupações em boa hora divulgadas pelo Bloco de Esquerda, sou a dar alguns conselhos quanto à mobilização de quadros governamentais, bem como à sua reinserção na sociedade civil depois do exercício de funções. Indispensáveis critérios a respeitar… Continue reading
-
PROPAGANDA
A central de propaganda do chamado governo tem por missão fazer de fabricados fait divers assunto da maior relevância nacional. Veja-se o caso dos feriados, o da referenda do orçamento, com sessão solene e parangonas por todo o lado, a conversa com a dona Isabel de Angola com primeira página do Expresso e apoio expressso… Continue reading
-
CONVENIÊNCIAS
Dá a imprensa alto relevo ao namoro que o camarada Costa anda a fazer à dona Cristas e ao seu “novo” CDS. Com a devida vénia, o IRRITADO permite-se corrigir os chamados “órgãos de comunicação social”: é a dona Cristas quem anda a namorar o PS, não o contrário. O camarada aceita o namoro e… Continue reading
-
MAIS UMA REVERSÃO
Com a maior das modéstias (coluninhas na página da esquerda), noticiam os jornais a renúncia do presidente da Águas de Portugal. O referido senhor diz que não está de acordo com a nova política que lhe é imposta pelo chamado governo, a qual, basicamente, consiste em destruir a anterior e, de caminho, a progressiva viabilização… Continue reading
-
NACIONALISMO CANÍDEO
Andam por aí uns bandos de idiotas aos gritos contra a Força Aérea, que teve a falta de patriotismo de oferecer ao novo PR… um pastor alemão! Traição à Pátria! Com tantas raças de cãezinhos “portugueses”, dar um pastor a lemão! Onde pode chegar a estupidez. Viram a grande revolução americana que se arranjou quando… Continue reading
-
DO PRINCÍPIO DE PETER
Durante largo tempo, o senhor Rui Rio gozou de merecido prestígio. Fez frente ao todo poderoso Pinto da Costa, ganhou eleições, parece que foi um autarca de valia lá no Porto. Chapeau! O que se seguiu é a prova provada da justeza do Princípio de Peter. O homem não se deu bem com a “peluda”… Continue reading
-
PORTAS, TENS SEGUIDOR!
Há para aí dois anos, o vice-primeiro-ministro Portas, depois de muito instado, apresentou umas reformas: um papel muito criticado por ser curto, ainda que com várias páginas. Tinham razão os críticos. O tal papel situava-se a meia distância entre nada e coisa nenhuma. Interessante é, hoje, verificar que o chamado governo que temos faz a… Continue reading
-
ESTADO DE DIREITO
O novo PR não pára de nos surpreender. Desta feita, o ilustre senhor declarou, sobre o processo dos “golpistas” de Angola, que o assunto ainda não está resolvido e que a justiça segue o seu caminho, segundo as regras do “estado de direito democrático”… de Angola. Não se percebe por que carga de água tem… Continue reading
-
DISCURSOS DO PODER
Inédita cerimónia, esta da referenda da lei dos feriados. Substancialmente, tal lei é só mais um desfazer do que os anteriores fizeram. Circunstancialmente, o discurso do espertalhão não passou de demagogia e, como de costume, da barata. Acho bem que o 1º de Dezembro seja feriado, ainda que a argumentação seja fraca. Se estivermos a… Continue reading
-
A GRANDE BORRADA
Parece que as negociações (secretas!) levadas a efeito pelo chamado primeiro -ministro com a dona Isabel de Angola, merecedoras do entusiástico apoio do Presidente da República, deram em borrada. Dona Isabel, como não podia deixar de ser, quer mais do que o prato de lentilhas que lhe terá sido oferecido por tão altas individualidades, sabedora… Continue reading
-
ANIMAIS SIMPÁTICOS, HUMANO ESTERCO
Gosto de andar na relva. Todos os dias, saio de casa e vou até à relva lá à porta, aos saltinhos. Sim, aos saltinhos. Não porque goste de andar aos saltinhos, mas para não apanhar com um cagalhão de cão na sola do sapato, ali, à minha espera, primorosamente colocado na relva pelos canídeos dos… Continue reading
-
PERGUNTINHAS
Já que anda por aí um sururu dos diabos por causa da primo ministerial intervenção no caso da banca, bem como do presidencial alinhamento com ela, devia ocorrer (mas não ocorre) ao coro de serviço perguntar que raio de intervenção foi essa. – Tanto no caso BCP como no caso BPI havia vários interessados,… Continue reading
-
CONSELHO DE ESTADO
É muito interessante a composição do Conselho de Estado da era Marcelo, a saber: 20 conselheiros: 12 de esquerda; 6 de centro-direita; 2 duvidosos. Acresce o PR, o qual, sendo tido por de centro-direita, é o maior namorado que a esquerda podia desejar. Resultado: 13 a 15 / 6 a 8. Imagine-se a independência e… Continue reading
-
CIÊNCIA E FUNÇÃO PÚBLICA
Sei que sou um ignorante nesta como em muitas matérias, mas longos anos a olhar o mundo dão-me o direito de achar que estou no direito de opinar. Falo de ciência e cientistas. Olhando à volta, vemos e admiramos pelo mundo fora os cientistas que criam novas formas de ver as coisas e melhorar o… Continue reading
-
ASNEIRAS EM CATADUPA
Factos: – O Presidente da República (declarou-o!) foi a Espanha rogar a Filipe VI que usasse dos seus reais ofícios no sentido de evitar a concentração da banca portuguesa na mão de espanhóis; – O Primeiro Ministro do Chamado Governo andou (publicamente!) a pedir batatinhas à dona Isabel dos Santos, não se sabe em que… Continue reading
-
RASQUICE
Ao ouvir certas opiniões, uma pessoa fica abismada. No meio do pânico, do medo, da revolta que as pessoas sentem perante as bombas de Bruxelas, vem uma tipa do BE aproveitar a maré, não para condenar os autores do morticínio, mas para exprimir a sua justa indignação quanto à “política securitária” dos países atacados. No… Continue reading
